top of page
Los-Chocos-Eléctrico-Malbec.png

2021

Electrico Malbec

750 ml

A eletricidade da fruta de Gualtallary é única e representada por esse Malbec intenso e aromático sem passagem por madeira. Electrico reflete o fruto puro e profundo de Gualtallary, um vinho radiante com notas minerais, selvagens e de montanha. As uvas provêm de uma pequena fração dentro do lote de 7 ha, que corresponde ao setor de solos mais profundos e arenosos, com capacidade média de retenção e uma porcentagem um pouco maior de matéria orgânica. Fermentação em tanques e ovos de concreto, com leveduras nativas. A safra de 2020 produziu somente 5.000 garrafas.

Pontuações e prêmios:

93 Desc / 94 JS

País/Região:

Argentina, Mendoza – Tupungato: Gualtallary Albo e Gualtallary Monasterio

Produtor:

Viña Los Chocos

Amadurecimento:

10 meses em ovos de concreto.

Blend/Varietal:

100% Malbec

Prática:

Sustentável

Grad. alcoólica:

15%

R$ 220,90

Valor sujeito a alteração.

O Produtor

Los Chocos é uma palavra mendocina, que dá nome aos cachorros que vivem livres no campo. E essa liberdade agregado ao entendimento do Terroir puro e cru da região representam o projeto pessoal de Rodrigo Reina, bisneto de Filipe Rutini. O projeto começa em 2009 quando são plantadas as primeiras vinhas em Gualtallary, na micro parcela que leva o nome de Albo. Gualtallary Albo ganha esse nome devido a grande quantidade de pedras brancas em seu terreno que refletem a luz e expõem a estrutura dos solos extremamente pobres compostos por puro calcáreo e areia. Depois de 10 safras para entender o lugar, Rodrigo trabalha 100% com uvas próprias lançando ao mercado a jovem e promissora vinícola.

Germán Masera, enólogo revelação de 2022 pelo Guia Descorchados, entra no projeto para buscar entender a pluralidade dos terrenos. Ele trabalha basicamente com Malbec e Cabernet Franc provenientes dos solos heterogêneos das parcelas de Los Chocos. Para German, o Valle do Uco é seu lugar no mundo, onde se especializou nas vinhas da região. A 1550 metros de altitude as uvas orgânicas atingem a maturação perfeita, resultando em um trabalho muito delicado e quase sem intervenção nas fermentações. Sempre usando leveduras nativas, 100% das fermentações acontecem em ovos e tanques pequenos de concreto com amadurecimento em barricas grandes de carvalho francês de vários usos.

loschocos.jpg
Sensorial

Gráfico Sensorial

Corpo

Acidez

Tanino

Fruta

Madeira

Impressões do Sommelier

Malbec puro, fresco e de médio corpo com acidez impressionante. Cor rubi viva, com brilho ainda violeta refletindo a jovialidade da safra 2020. Aromas intensos de frutas vermelhas como morango ácido, framboesa e cereja madura que se completam com notas de ervas frescas e florais de violetas.

Rodrigo e German optam por não usar madeira nesse Malbec para que a energia e eletricidade da Malbec de altitude não se misturem com as notas da madeira. A função de Electrico é mostrar na taça o máximo da expressão do Terroir de Gualtallary.

Harmonização

Um tinto de médio corpo, muita fruta e muita acidez, busca na comida: gordura e textura. Combina bem com assados gordurosos, cozidos com molhos frescos e queijos duros e amarelos. Perfeito para cortes de filet mignon altos, com centro bem vermelho servidos com molho de mostarda.

Pode ser servido um pouco mais fresco, entre 15 e 17 C. Devido seu frescor extremo e taninos mais finos, uma temperatura mais baixa vai valorizar ainda mais a acidez do vinho.

um-pedaco-de-carne-com-queijo-e-um-molho-ao-lado.jpg

Produtos relacionados

Turbio

Ugni Blanc

Turbio-Ugni-Blanc.png

Gauchezco tinto Cabernet Franc

Gauchezco_Reserve_Cabernet_Franc.jpg

© 2024 por FS design

bottom of page