
2022
Frescobaldi Perano Chianti Classico Riserva
750 ml
No coração do Chianti Classico, em um anfiteatro natural voltado para o sudoeste, com condições excepcionais de solo, clima e qualidade, nasce este Chianti Classico Riserva.
Um vinho que homenageia séculos de história da família Frescobaldi e confirma por que os rótulos da propriedade são reconhecidos entre os mais refinados do Chianti Classico. Perfeito para acompanhar momentos especiais, é uma escolha que une tradição, sofisticação e profundidade sensorial.
Pontuação
91 - Robert Parker
92 - Decanter Magazine
93 - James Suclikng
País/Região:
Toscana, Italia.
Produtor:
Frescobaldi
Amadurecimento:
24 meses em barrica de carvalho.
Blend/Varietal:
95% Sangiovese
5% Merlot.
Grad. alcoólica:
14%
R$ 345,00
Valor sujeito a alteração.
O Produtor
A história da família Frescobaldi inicia há mais de mil anos e está intimamente ligada à história da Toscana. No auge da Firenze medieval, eles se tornaram tesoureiros da coroa inglesa. Pouco mais tarde, com o florescer do Renascimento, tornaram-se mecenas de grandes obras em Firenze, como a construção da ponte Santa Trinitá e da Basílica Santo Spirito. Há 700 anos, a família Frescobaldi conjuga tradição, experiência e inovação. Sempre foram muito visionários e a frente de seu tempo. Já em 1300, durante o exílio de Dante Aliguieri, o amigo e poeta Dino Frescobaldi, o ajudou a reaver os primeiros 7 cantos da Divina Comédia, permitindo assim que ele pudesse terminar a obra. Em 1700, as célebres composições barrocas do musicista Girolano Frescobaldi se difundiram pela Europa. Com essa mesma visão, em 1855 introduziram na Toscana os primeiros vinhedos de castas francesas, até então desconhecidas, entre as quais estavam Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir e Chardonnay. O século 20 foi marcado pelo trabalho de Vittorio, Ferdinando e Leonardo Frescobaldi, que contribuíram ativamente para elevar a Toscana a uma posição de excelência no cenário vitivinícola. Seu objetivo é que cada vinícola da família possa expressar seu melhor potencial, sua personalidade único, respeitando a natureza e autenticidade de seu terroir.A história da família Frescobaldi inicia há mais de mil anos e está intimamente ligada à história da Toscana. No auge da Firenze medieval, eles se tornaram tesoureiros da coroa inglesa. Pouco mais tarde, com o florescer do Renascimento, tornaram-se mecenas de grandes obras em Firenze, como a construção da ponte Santa Trinitá e da Basílica Santo Spirito. Há 700 anos, a família Frescobaldi conjuga tradição, experiência e inovação. Sempre foram muito visionários e a frente de seu tempo. Já em 1300, durante o exílio de Dante Aliguieri, o amigo e poeta Dino Frescobaldi, o ajudou a reaver os primeiros 7 cantos da Divina Comédia, permitindo assim que ele pudesse terminar a obra. Em 1700, as célebres composições barrocas do musicista Girolano Frescobaldi se difundiram pela Europa. Com essa mesma visão, em 1855 introduziram na Toscana os primeiros vinhedos de castas francesas, até então desconhecidas, entre as quais estavam Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir e Chardonnay. O século 20 foi marcado pelo trabalho de Vittorio, Ferdinando e Leonardo Frescobaldi, que contribuíram ativamente para elevar a Toscana a uma posição de excelência no cenário vitivinícola. Seu objetivo é que cada vinícola da família possa expressar seu melhor potencial, sua personalidade único, respeitando a natureza e autenticidade de seu terroir.

Impressões do Sommelier
Esse tinto apresenta imediatamente uma cor vermelho rubi brilhante com reflexos púrpura. Seu buquê é complexo e intenso. Aromas florais imediatamente impregnamo sentido do olfato, variando de violeta a rosa mosqueta; as notas frutadas não demoram a entrar, com notas que lembram groselha e mirtilo.
Em pouco tempo, aparecem as notas terciárias que lembram noz-moscada e pimenta preta, mas também cacau em pó. A sensação balsâmica dá infinita elegância ao vinho. À boca surpreende pelo frescor, persistência e duração. A textura tânica é densa conforme convém aos Sangiovese dos solos mais adequados. Ao final do gole lembra tabaco e couro nobres. O final é longo e harmonioso.
Harmonização
O Frescobaldi Perano Chianti Classico Riserva, com sua expressão vibrante de Sangiovese e camadas de elegância toscana, encontra em pratos intensos e aromáticos seus pares ideais à mesa. Carnes vermelhas nobres, como a tradicional Bistecca alla Fiorentina ou um filé-mignon finalizado com redução de vinho tinto, realçam seus taninos finos e sua profundidade.
Temperatura ideal: entre ~16-18 °C. Se servido muito frio, perderá parte da complexidade; se muito quente, o álcool pode se sobressair. Decantar 20-30 min se possível, especialmente se for de safra mais antiga ou se quiser aproveitar todo o perfil aromático.




