Vinho chileno e dieta mediterrânea: um encontro de sabores para um estilo de vida saudável
- Redator
- 26 de jul. de 2024
- 3 min de leitura
O Chile, terra de contrastes e berço de vinhos finos, oferece uma variedade de rótulos que podem se adequar perfeitamente a um estilo de vida saudável. Já foi provado que, além do verdadeiro deleite ao paladar, o consumo moderado de vinhos, juntamente com uma dieta saudável como a mediterrânea, é benéfico à saúde.

Rica em polifenóis, essa bebida fermentada do suco de uva tem sido alvo de muitos estudos sugerindo contribuições para a saúde cardiovascular e longevidade. O resveratrol, presente na casca da uva, tem chamado a atenção de especialistas em nutrição devido às suas propriedades antioxidantes, anticarcinogênicas e anti-inflamatórias, que podem reduzir o risco de doenças cardíacas e câncer. Presente no vinho branco e, devido à maceração, em maior quantidade no vinho tinto, esse polifenol, juntamente com o baixo teor de calorias, torna o vinho uma opção mais saudável em comparação a outras bebidas alcoólicas.
Além disso, a dieta mediterrânea é benéfica para a saúde e principalmente para o coração devido ao seu modelo de dieta variada e equilibrada baseada em alimentos frescos e naturais, como frutas, vegetais, grãos integrais, legumes, frutas secas, peixes e azeite de oliva. Esses alimentos são ricos em nutrientes e antioxidantes e, combinados com o consumo moderado de vinho, proporcionam benefícios para a saúde do coração e do cérebro, reduzindo o risco de doenças cardíacas, derrames, diabetes, câncer e outras doenças crônicas.
Com seus vales únicos e sob a influência de vários microclimas, o vinho chileno tem uma diversidade de estilos que podem ser harmonizados com uma grande variedade de pratos mediterrâneos.
Para começar com os vinhos brancos, um Sauvignon Blanc costeiro do vale de Casablanca ou San Antonio, com sua acidez refrescante e corpo leve, é a combinação ideal para um suculento ceviche de peixe de carne branca. Uma harmonia muito semelhante pode ser encontrada ao harmonizar com um prato de salada grega com queijo feta, onde o frescor e a acidez da bebida complementam o frescor do pepino, a acidez do tomate e o tom salino do queijo.
O mesmo Sauvignon Blanc, devido à sua delicadeza, pode ser também a combinação perfeita para uma salada de tomate com mussarela fresca e manjericão.
Chardonay chileno

Um Chardonnay chileno feito de uvas cultivadas nos solos calcários do vale do Limarí, com suas notas frutadas e um pouco mais de corpo, é um bom aliado para preparações à base de vegetais assados com queijo de cabra fresco, bem como para um peixe branco grelhado com um tom de ervas aromáticas. Este estilo de vinho, robusto de sabor intenso, pode criar uma grande sinergia com a cremosidade de um “chupe de mariscos” (sopa de frutos do mar) ou uma torta de caranguejo. E quando há uma preferência por vinho tinto, um Pinot Noir do mesmo vale servido em uma temperatura apropriada equilibra a mistura de sabores de um turnover de frutos do mar com um tom de “pebre” (um molho típico chileno feito de pimenta, tomate, alho, azeite e suco de limão).
Para um paladar que pede algo mais corpulento, um Carmenère do vale de Cachapoal, com suas notas picantes e suave estrutura tânica, equilibra perfeitamente a natureza gordurosa de um peixe como o salmão grelhado. E, para mudar as fontes de proteína da dieta mediterrânea que considera um baixo consumo de carne, um lombo de cordeiro com alecrim acompanha requintadamente um Cabernet Sauvignon do vale de Maipo. Este estilo de vinho tinto, com estrutura robusta e notas intensas de frutas negras, serve como um contraponto ao sabor imponente do cordeiro.
É assim que o vinho chileno e a dieta mediterrânea se entrelaçam em uma dança de sabores que, além de deliciar o paladar, nutrem e protegem o corpo. Incorporar rótulos chilenos à dieta aumenta a experiência gastronômica e convida a celebrar a riqueza cultural e a diversidade de sabores oferecidos pelo Chile.
E para alcançar todos os benefícios dessas harmonizações requintadas, é essencial reservar um tempo para apreciar o prazer proporcionado pela comida e pelo vinho. Saúde! E se você quer aprender mais sobre vinhos e sobre tudo o que cerca essa bebida imorta siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de muito mais dicas e informações!
Fonte: winesofchile
Comments