top of page
Vertebrado-Pinot-Noir.png

2021

Vertebrado Pinot Noir

750 ml

O esqueleto desse Pinot Noir de altitude e solo calcáreo é o clone francês 338, mesma genética de Pinot Noir usada na Borgonha. Os ideais de Los Chocos são também os mesmos da Borgonha: Terroir em primeiro lugar, ou seja, o mais importante é mostrar onde esses vinhos nascem. As uvas são provenientes de uma micro parcela de um hectare no leito seco de um rio, com a maior inclinação da propriedade e onde existe a maior quantidade de carbonato de cálcio sedimentado sobre as rochas aluviais expostas na superfície. É fermentado em ovo de concreto com 50% dos cachos inteiros. Permanece 12 meses em barricas de carvalho francês de 500 litros de 2º e 3º uso. As leveduras são nativas e o vinho é filtrado minimamente. Essa é a primeira safra deste vinho, que em 2021 produziu somente 4.000 garrafas.

R$ 328,80

Valor sujeito a alteração.

País/Região:

Argentina, Mendoza – Tupungato: Gualtallary Albo e Gualtallary Monasterio

Produtor:

Viña Los Chocos

Amadurecimento:

12 meses em barrica francesa de 500 litros de 2º e 3º uso

Blend/Varietal:

100% Pinot noir

Prática:

Orgânico

Grad. alcoólica:

14,5%

O Produtor

Los Chocos é uma palavra mendocina, que dá nome aos cachorros que vivem livres no campo. E essa liberdade agregado ao entendimento do Terroir puro e cru da região representam o projeto pessoal de Rodrigo Reina, bisneto de Filipe Rutini. O projeto começa em 2009 quando são plantadas as primeiras vinhas em Gualtallary, na micro parcela que leva o nome de Albo. Gualtallary Albo ganha esse nome devido a grande quantidade de pedras brancas em seu terreno que refletem a luz e expõem a estrutura dos solos extremamente pobres compostos por puro calcáreo e areia. Depois de 10 safras para entender o lugar, Rodrigo trabalha 100% com uvas próprias lançando ao mercado a jovem e promissora vinícola.

Germán Masera, enólogo revelação de 2022 pelo Guia Descorchados, entra no projeto para buscar entender a pluralidade dos terrenos. Ele trabalha basicamente com Malbec e Cabernet Franc provenientes dos solos heterogêneos das parcelas de Los Chocos. Para German, o Valle do Uco é seu lugar no mundo, onde se especializou nas vinhas da região. A 1550 metros de altitude as uvas orgânicas atingem a maturação perfeita, resultando em um trabalho muito delicado e quase sem intervenção nas fermentações. Sempre usando leveduras nativas, 100% das fermentações acontecem em ovos e tanques pequenos de concreto com amadurecimento em barricas grandes de carvalho francês de vários usos.

Gualtallary-Albo.png
Sensorial

Gráfico Sensorial

Corpo

Acidez

Tanino

Fruta

Madeira

Impressões do Sommelier

Um Pinot que equilibra notas de frutas frescas, vegetais e terrosas. A altitude e o extremo frio trazem notas de morango ainda verde e framboesa fresca. Já a fermentação com parte dos engaços traz notas de tabaco, cogumelos e dá ao vinho um acento herbáceo para acrescentar complexidade aos aromas. Em boca é leve, delicadíssimo, com acidez alta e taninos muito finos.

É um vinho de lugar e Gualtallary é o lugar dos melhores vinhos da Argentina. 

Harmonização

Um tinto leve e delicado, com taninos finos e alta acidez precisa de uma harmonização delicada tanto quanto o vinho. Cogumelos salteados, carnes vermelhas magras, massas com molho de tomate e manjericão e até mesmo aves assadas podem ser boas combinações.

Temperatura de serviço de tintos leves podem variar de 10 a 15 C e esse Pinot Noir merece uma boa taça formato Borgonha, com o bojo bem grande.

cogumelos_salteados

Produtos relacionados

Turbio

Pinkgiovese

Turbio-Pink-Giovese.png

Ganadero

Garnacha

Ganadero_Garnacha.png

© 2024 por FS design

bottom of page