
2021
Marques De Borba
Alentejo
750 ml
O Marques de Borba Colheita Alentejo é um vinho tinto português de excelência, produzido na renomada região do Alentejo pelo aclamado enólogo João Portugal Ramos. Elaborado a partir das castas Alicante Bouschet, Trincadeira, Touriga Nacional e Aragonez, este vinho expressa a riqueza e tradição dos vinhos alentejanos.
País/Região:
Portugal - Alentejo
Produtor:
Adega de Borba
Amadurecimento:
6 meses em carvalho de segundo uso.
Blend/Varietal:
Alicante Bouschet, Trincadeira, Touriga Nacional e Aragonez
Grad. alcoólica:
14%
R$ 108,00
Valor sujeito a alteração.
O Produtor
Fundada em 1955, as raízes da Adega de Borba remontam a um passado ainda mais longínquo no qual Portugal não era considerado reino.
A vinha está presente no Alentejo há mais de 3.000 anos. Foi a partir do século XVIII que a produção de vinho em Borba floresceu, contribuindo para um acentuado crescimento económico e social da região. Desde então, vários acontecimentos marcaram o setor vitivinícola: uns de forma positiva, como a implementação de técnicas mais modernas de produção, e outros de forma negativa, nomeadamente a destruição provocada pela Guerra da Restauração e Invasões Napoleónicas.
Independentemente destas oscilações, a importância da vinha em Borba nunca se dissipou e foi sempre a grande cultura agrícola da região.
Já nessa época existia uma produção pulverizada em pequenas adegas tradicionais, com talhas, ocupando parte de inúmeras casas de habitação dispersas pelas vilas e lugares. Era esta a realidade quando, no dia 24 de Abril de 1955, um conjunto de produtores insatisfeitos com as condições que eram praticadas no mercado controlado por “intermediários” em termos de preços e margens, cientes da necessidade de ganharem escala e massa crítica para investirem em novas tecnologias e em marcas comerciais fortes, decidiu unir-se para fundar a Adega Cooperativa de Borba.

Impressões do Sommelier
De coloração rubi intenso, revela no nariz aromas marcantes de frutas vermelhas e pretas, como amoras e cassis. No paladar, destaca-se pela textura macia dos taninos maduros e seu excelente equilíbrio, proporcionando uma experiência harmoniosa e refinada.
Harmonização
Combina com carnes vermelhas grelhadas, massas com molhos intensos e queijos finos.
Recomenda-se servir entre 16°C e 18°C.




