
R$ 325,00
2018
Terre Di San Leonardo
tinto
750 ml
Aninhada no coração dos vales alpinos, a Tenuta San Leonardo estende-se ao longo das margens do Adige, ao sul de Trento, na Itália. Os Alpes se erguem de ambos os lados dos vinhedos que se situam nesta paisagem poderosa e pitoresca. Muito antiga, as origens da Tenuta San Leonardo remontam ao século XI. Fundada em 1724, a Tenuta San Leonardo pertence à família Marchesi Carlo Guerrieri Gonzaga.
Esta propriedade em Trentino Alto Adige se espalha por quase 300 hectares, 30 dos quais são vinhedos, localizados a altitudes que variam de 150 a 300 metros. O merlot é plantado em terroirs ricos em cascalho, enquanto o cabernet sauvignon, cabernet franc e carmenère são plantados em solos mais arenosos, com pH neutro.
País/Região:
Itália - Tenuta San Leonardo, Trentino
Produtor:
Tenuta San Leonardo
Amadurecimento:
80% do vinho durante 18 meses em tonéis de carvalho do leste europeu, enquanto os 20% restante passam 6 meses em barricas de carvalho francês.
Blend/Varietal:
Cabernet Sauvignon
Merlot
Cabernet Franc
Carménère
Grad. alcoólica:
13%
Valor sujeito a alteração.
O Produtor
Segundo a renomada crítica de vinhos Jancis Robinson, “San Leonardo é, com certeza, a mais bem-sucedida vinícola de vinhos Bordeaux do norte da Itália e dificilmente haverá outra propriedade que, por 30 anos, mude tão pouco a qualidade de seus vinhos”.
Com vinhos tintos que estão entre os mais finos e prestigiados da Itália, a Tenuta San Leonardo é um verdadeiro châteaux, cuja inspiração vem das melhores propriedades de Bordeaux. Na propriedade são utilizadas, inclusive, variedades bordalesas como a Cabernet Sauvignon, a Merlot e a Cabernet Franc.
Seus vinhos são incrivelmente finos, classudos e elegantes, com uma grande profundidade de fruta. O estupendo San Leonardo é “um dos melhores tintos da Itália”, segundo o Gambero Rosso, que lhe conferiu os “tre bicchieri” em simplesmente todas as últimas safras. No mesmo estilo cheio de classe é elaborado o Villa Gresti, com 90% Merlot e 10% Carmenère, merecendo “due bicchieri”, assim como o Merlot, que também é bastante saboroso, rico e elegante.
A Tenuta, ou propriedade em italiano, fica em Trentino, - região do Alto Adige, no extremo norte da Itália – e foi comprada pela família Gresti em 1770, depois de um século de trabalho para a igreja católica. No início do século XIX, passaram a produzir variedades internacionais e vinhos para a corte austríaca. Burgundy, Rulander, Chablis e Riesling já eram feitos com grande qualidade na época.
Em 1874, foi construída a Villa Gresti e somente em 1978 foram plantadas as primeiras vinhas de Cabernet Sauvignon, pelo neto da matriarca Gemma de Gresti, Carlo Guerriere Gonzaga, proprietário da Tenuta até hoje.
Atualmente, além da Cabernet Sauvignon, as castas cultivadas na Tenuta San Leonardo incluem Carménère, Merlot, Cabernet Franc e Petit Verdot. A Merlot está plantada há mais de 100 anos. E a Carmenère tem sido cultivada desde a metade dos anos 1800, mas foi confundida com a Cabernet Franc até o início dos anos 1980. Os vinhos de Sauvignon Blanc e Riesling são produzidos a partir de uvas colhidas e compradas de produtores do norte de Trentino.

Impressões do Sommelier
Cor rubi intensa e brilhante, exala notas frutadas com toques sutis de especiarias e um toque balsâmico. Notas de framboesa, ervas aromáticas e cereja preta enriquecem o bouquet. Em boca, seduz com a sua textura fluida e elegante, bem como a sua grande frescura.
Harmonização
Este vinho combina perfeitamente com carnes vermelhas grelhadas, aves assadas ou queijos maturados.
É melhor servido a 16°C, para desfrutar plenamente de sua riqueza aromática.




