Conheça um pouco mais sobre a uva Tannat
- Redator
- 30 de ago. de 2024
- 3 min de leitura
Quem não provou, certamente já ouviu falar na uva Tannat. Nos últimos anos diversos consumidores de vinhos se renderam aos encantos da intensa casta européia. De origem francesa, seu nome revela muito de sua identidade, onde Tannat faz referência direta aos marcantes e numerosos taninos, que ganham o coração daqueles que adoram vinhos de personalidade forte.

A variedade Tannat é proveniente da França, mais precisamente de uma região localizada próxima aos Pirineus, chamada Madiran. Porém, foi no Uruguai que a uva ganhou notoriedade, mas também sendo cultivada em outros tantos lugares do mundo.
A fruta chegou ao país sul-americano por volta de 1870, levada por imigrantes franceses. Don Pascual Harriague foi o responsável por plantar as primeiras mudas no território uruguaio. Na região, a Tannat adaptou-se perfeitamente ao terroir, tornando-se um grande símbolo das vinícolas do país.
No entanto, apenas 200 anos depois, a produção comercial da fruta ganhou impulso no Uruguai. Hoje, a uva Tannat é uma das castas mais importantes para a produção de vinhos do país e vem ganhando destaque em diversos concursos internacionais.
A região francesa onde a Tannat se originou é completamente diferente do Uruguai, o que resulta em características distintas nos vinhos. No Uruguai, o clima é temperado e com temperaturas mais baixas durante a noite. O motivo para isso é a influência dos rios Uruguai e da Prata, além do Oceano Atlântico. Essa oscilação de temperatura permite vinhos mais estruturados e com taninos mais macios.
Mas não pense que é somente na França e no Uruguai que a Tannat se desenvolve plenamente. No sul do Brasil, mais especificadamente na região da Campanha Gaúcha, diversas vinícolas estão investindo massivamente na implantação de vinhedos de alto padrão.
Características da uva Tannat
Os cachos da uva Tannat têm tamanho médio a grande, são compactos e cilíndricos. Os frutos (bagas) têm tamanho pequeno a médio, sendo ligeiramente alongados. O grande destaque é a concentração de cor em sua casca e também na polpa da fruta, justificando a intensa coloração violácea que caracteriza os vinhos elaborados com ela. Em relação ao tempo necessário para sua maturação, possui um ciclo médio, podendo adaptar-se a diversas regiões e ser colhida no ponto ideal de maturação.
Essa é uma das variedades mais ricas em polifenóis — uma categoria de compostos bioativos encontrados em alguns vegetais. Eles apresentam importantes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
O resveratrol é mais importante polifenol encontrado nas cascas e nas sementes das uvas, principalmente das tintas. A substância reduz a ação dos radicais livres no organismo e impede a atividade de enzimas que podem prejudicar células saudáveis. Por isso, o vinho é uma bebida que faz muito bem para a saúde.
Particularidades dos vinhos Tannat

Em geral, o vinho elaborado em território uruguaio é mais frutado e menos rústico do que o francês, devido ao clima e solo locais. Entretanto, ele ainda mantém as características de taninos firmes, cor escura, teor alcoólico médio e afinidade com o carvalho.
No Brasil, a região da Campanha Gaúcha localiza-se a sudoeste do estado do Rio Grande do Sul e faz fronteira com o Uruguai. A combinação dos verões quentes com dias ensolarados, do solo sedimentar e do relevo em forma de coxilhas resulta em vinhos de grande complexidade e notável equilíbrio.
Como já comentamos no início do texto o próprio nome sugere que a Tannat possui uma elevada carga tânica. Então, quando for degustar um exemplar desta casta, sempre espere um vinho com boa estrutura e que muitas vezes pede um alimento mais gorduroso para acompanhar.
Lembre-se, os taninos dão estrutura ao vinho tinto, fazendo parte do que chamamos de corpo da bebida, porém, o excesso dessa substância pode conferir uma sensação adstringente exacerbada, podendo tornar-se desagradável. Por isso, a constante presença de acidez e álcool na medida certa farão do produto um sucesso no momento da degustação.
Outra característica que não podemos deixar de citar são os seus acentuados aromas, apresentando muitas frutas negras maduras, mas sempre com um toque que remete a couro ou especiarias, complementando o produto e aumentando sua complexidade. Quando estagia em barricas de carvalho, possui uma tendência voltada as notas de café, cacau, tabaco, entre outros aromas.
Como harmonizar vinhos Tannat

Os vinhos elaborados com a uva Tannat têm um sabor mais marcante e taninos elevados, por isso, harmonizam perfeitamente com carnes mais gordurosas — por esse motivo são muito apreciados em churrascos. Experimente também com pratos mais encorpados e condimentados, ou mesmo queijos maduros. Na sobremesa, procure harmonizar as bebidas com doces à base de chocolate amargo.
Gostou deste artigo? Então, aproveite e compartilhe nas redes sociais! Ele também pode ser útil para seus amigos.
E se você quer aprender mais sobre vinhos e sobre tudo o que cerca essa bebida imorta siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de muito mais dicas e informações! Fonte: famigliavalduga
Comentários