Para que serve o decanter de vinho? Um guia para decantar a bebida!
- Redator

- 29 de jul.
- 4 min de leitura

O que é o decanter de vinho?
Vamos pensar no decanter como os filtros de café, esses acessórios tão populares transformam a água na segunda bebida mais consumida do Brasil, impedindo que o pó passe dos coadores e criando aquelas bolhas lindas que ficam na superfície do líquido. O jarro de decantação faz a mesma função: separa os sedimentos e deixa o vinho aerado, simples assim!
O recipiente está disponível em vários formatos, as diferentes apresentações visuais trazem uma semelhança bem característica do acessório: a abertura e o comprimento entre o fundo e o topo da vasilha. Esse design permite que o ar interaja com o vinho, acelerando o processo de oxigenação da bebida, liberando aromas e sabores — já ficou com água na boca igual à gente?
Para que serve o jarro de decantação de vinho?
O decanter serve para vinhos simples e especiais, cada um para uma funcionalidade. As bebidas mais novas se beneficiam da aeração proporcionada pelo acessório, o design aberto deixa o vinho “respirar” ao ficar exposto ao oxigênio, abrindo os aromas e suavizando os taninos, proporcionando um vinho mais expressivo e macio.
Outra função do decanter é separar os sedimentos do líquido, isso é ótimo para vinhos envelhecidos. Funciona assim, as bebidas mais antigas tendem a criar resíduos, mas a técnica de decantação faz com que eles fiquem no fundo do recipiente e não se misturem ao líquido principal.
Tudo isso faz com que o vinho fique delicioso para ser apreciado sozinho ou acompanhado, aliás, temos uma excelente indicação para você curtir esse vinho a dois, que tal um jantar que harmonize essa deliciosa bebida com umrisoto de filé mignon? Uma excelente aposta para impressionar!
Quando devo usar o decanter?
Todos esses benefícios do decanter são impressionantes, mas algo que poucas pessoas sabem é que nem todo rótulo precisa passar por esse acessório. Alguns tipos de vinho têm um processo de oxigenação mais sensível, como os espumantes e os brancos, e podem ter o sabor prejudicado quando ficam expostos ao ar por muito tempo, como neste processo.
Alguns outros aspectos da garrafa vão te guiar na hora de saber quando decantar o vinho, por exemplo, idade do rótulo, intensidade dos taninos, quantidade de sedimentos e expressividade dos aromas e sabores. Todas essas informações podem ser extraídas da descrição do produto, assim, você conseguirá julgar se será necessário ou não decantar.
Quanto tempo o vinho precisa ficar no decanter?
Decantar o vinho é muito mais rápido do que você imagina, menos de 60 minutos é o suficiente para separar os sedimentos e aerar o líquido deixando-o pronto para o consumo. O tempo exato para deixar a bebida nesse processo de decantação ou aeração varia de acordo com o rótulo, para te ajudar, fizemos uma lista, confira:
Vinhos de corpo leve: 20 a 30 minutos;
Vinhos de corpo médio: 30 a 60 minutos;
Vinhos encorpados: mínimo de 60 minutos.
Acima de uma hora de decantação, os taninos começam a amadurecer, isso deve ser usado estrategicamente para não atrapalhar no sabor da bebida. A escolha favorita para passar por esse processo, são os tintos e alguns brancos. Aliás, o vinho tinto tem inúmeros benefícios para a saúde, como para o coração e para a prevenção de diabetes.
Qual é a diferença entre decanter e aerador?
Quem nunca se questionou: aerador ou decanter? Esses dois artefatos são ótimos e conseguem melhorar o sabor do vinho, potencializando a experiência de apreciar um bom rótulo, entretanto, são diferentes. O jarro de decantação serve para separar os sedimentos do líquido principal a fim de suavizar os taninos e evidenciar o sabor da bebida, além disso, também consegue aerar o líquido.
Já o aerador é projetado para otimizar o processo de oxigenação do vinho para destacar as notas de sabor e os aromas especiais de cada rótulo. Isso eleva o sabor do vinho, só que esse acessório não separa os resíduos para deixar o líquido mais límpido, assim como o decanter faz.
Quando usar cada método?
Usar o jarro de decantação é perfeito para vinhos novos, antigos e robustos, já que ele separa os sedimentos e evidência as notas e os aromas do rótulo, sendo ótimo para evitar partículas indesejadas e garantir uma experiência de degustação limpa e saborosa. Já o aerador é uma ótima seleção para quem busca de uma aeração rápida que otimize o processo de oxigenação durante a degustação.
Além disso, os dois produtos possuem designs encantadores, entretanto, o decanter é muito buscado quando o assunto é deixar a decoração mais elegante. Existem acessórios feitos em cristal em diferentes formatos, eles são ótimos para ficarem expostos e somar ao décor da cozinha, área de lazer ou copa.
Lembre-se de higienizar corretamente esse acessório, para te ajudar nisso, fizemos um guia com o passo a passo para limpar decanter e taça de vinho de maneira descomplicada.
Quais vinhos especiais comprar para colocar no decanter?
Rótulos novos, antigos e encorpados podem ser decantados, e as melhores escolhas são Cabernet Sauvignon, Bordeaux, Syrah (Shiraz), Merlot, Barolo, Brunello di Montalcino e Malbec robustos.
Chegamos ao fim do nosso conteúdo sobre esse método incrível de decantação e aeração do vinho, por aqui, explicamos para que serve decanter, como usá-lo corretamente e quais rótulos são indicados para incluir no artefato.
E você pode aprender mais sobre vinhos e sobre tudo o que envolve essa bebida imortal nos seguindo nas redes sociais . Fique por dentro de muito mais dicas e informações! Fonte: wine





Comentários